Aço Inoxidável F138

Formatos disponíveis:
Barra redonda F138, perfil F138, arame F138 (fio fino).

 

A Sandinox acompanha o cliente na investigação e desenvolvimento de novos produtos, aconselhando-o na aplicação do aço inoxidável F138 mais adequado e fornece o suporte técnico necessário. É norma da Sandinox o envio do certificado de qualidade do aço inoxidável F138, junto ao material solicitado pelos clientes, o que permite confirmar as especificações e, posteriormente, sua rastreabilidade.

Detalhes Técnicos

O aço inoxidável é uma liga de ferro e cromo, podendo conter níquel, molibdênio e outros elementos que apresentam propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns, sendo a alta resistência à oxidação atmosférica a sua principal característica. O aço inoxidável pode ser classificado em diversas famílias segundo a sua microestrutura. São elas: ferríticos, austeníticos, martensíticos, endurecíveis por precipitação e Duplex.

 

Esses elementos presentes na liga de aço inoxidável, em particular o cromo, conferem uma excelente resistência à corrosão quando comparados com os aços carbonos. O aço inoxidável foi descoberto pelo inglês Harry Brearly, enquanto estudava uma liga Fe-Cr (13%) e verificou que a liga fabricada resistia à maior parte dos reagentes que se utilizavam na época. Ele mesmo deu o nome à liga, chamando-a de "stainless steel" que, traduzindo, quer dizer, "aço sem mancha". Popularmente ele ficou conhecido como aço inoxidável.

 

O aço inoxidável é utilizado principalmente para produção de eletrodomésticos, utensílios domésticos, peças automotivas, construção civil e indústria em geral.

 

A resistência à corrosão, propriedades higiênicas e estéticas fazem do aço inoxidável um material muito atrativo para satisfazer diversas aplicações em vários setores.

 

Nas últimas três décadas, houve um rápido e significativo progresso no desenvolvimento de materiais para as áreas de instrumental cirúrgico e implantes com o uso do aço inoxidável. O aço inoxidável austenítico ASTM F138 é, atualmente, um dos materiais metálicos mais apropriados para utilização em implantes ortopédicos.

 

Para garantir os padrões de qualidade e a correta utilização do aço inoxidável F138, existem as especificações desenvolvidas pela American Society for Testing and Materials (ASTM), órgão americano de normalização. A ASTM desenvolve e publica normas técnicas para uma ampla gama de materiais, produtos, sistemas e serviços.

 

A norma internacional mais completa que especifica o uso do aço inoxidável 316 LVM para implantes, é a ASTM F138 "Standard Specification for Wrought 18Chromium 14Nickel 2.5Molybdenum Stainless Steel Bar and Wire for Surgical Implants" (UNS S31673). Nessa norma está detalhado os padrões a serem obedecidos para preservar a qualidade do aço inoxidável F138.

 

O aço inoxidável F138 disponível em barras, arames e placas, é preferido pelo seu baixo custo, propriedades mecânicas e razoável resistência à corrosão, além de boa conformabilidade. Apesar de todas essas vantagens, o aço inoxidável F138 é suscetível à corrosão localizada. Para suprir essa carência do aço inoxidável F138, foi desenvolvido o aço inoxidável ASTM F1314. Ele possui alto teor de nitrogênio e adição controlada de nióbio, e é uma opção ao aço inoxidável F138 para a fabricação de implantes ortopédicos de alto desempenho, principalmente para aplicações mais severas de fadiga e tempo de permanência no interior do corpo humano.

 

A empresa Sandinox, fundada em 1985, possui uma vasta experiência na comercialização de uma gama completa de materiais de Titânio e aços inoxidáveis, incluindo o aço inoxidável F138 (em barras, arames e perfis) para a produção de implantes e instrumentais cirúrgicos.

 

A Sandinox trabalha incessantemente pela busca de produtos e materiais de tecnologia e qualidade avançada, para sempre garantir a satisfação de seus clientes e a saúde dos pacientes. Se sua necessidade for aço inoxidável, ou ligas do tipo F138 (em barras, arames e perfis), consulte a Sandinox.

5.1601
5.5362

R$ 000.000,00