Fechar[X]
Codigo Fonte

Nitinol F2063

Formatos disponíveis:
Arame nitinol F2063

 

A Sandinox acompanha o cliente na investigação e desenvolvimento de novos produtos, aconselhando-o na aplicação da liga de Nitinol F2063 mais adequada e fornece o suporte técnico necessário. É norma da Sandinox o envio do certificado de qualidade do Nitinol F2063 junto ao material solicitado pelos clientes, o que permite confirmar as especificações e, posteriormente, sua rastreabilidade.

Detalhes Técnicos

O termo Nitinol designa um conjunto de ligas de Ni (Níquel) e Ti (Titânio) que apresentam a propriedade de "efeito de memória de forma". Um objeto de Nitinol na temperatura ambiente é fácil de entortar, porém, após uma aparente deformação, se torna rígido e recupera a sua forma original, quando aquecido acima de uma determinada temperatura. Trata-se de uma mudança de fase no estado sólido (austenita/martensita). As ligas de Nitinol têm 48-60%Ni e o restante de Ti.

 

O Nitinol foi descoberto na década de 1960 no Laboratório de Material Bélico Naval dos EUA (NOL – Naval Ordnance Laboratory, localizado em White Oak, Maryland). O nome da liga Nitinol é composto pelos símbolos químicos dos elementos (Ni, Ti) juntamente com a sigla do laboratório (NOL).

 

O Nitinol é um material que tem excelente biocompatibilidade, ou seja, compatibilidade com tecidos orgânicos. Por isso, o Nitinol vem sendo largamente empregado em aplicações na bioengenharia como material para ferramentas de válvulas cardíacas, arames guias para cateterismo, instrumentos de cirurgia pouco invasoras, implantes de quadril, grampos ósseos e placas de crânio.

 

Como se percebe, as possibilidades de uso de ligas de Nitinol são inúmeras e vão desde músculos artificiais até carros que se desamassam sozinhos depois de uma colisão. Existem ainda aplicações na robótica, que emprega fios de Nitinol para a construção de "músculos artificiais" destinados à movimentação de robôs ou similares. Nesta aplicação, uma corrente elétrica atravessa o dispositivo com Nitinol, causa seu aquecimento e a consequente mudança
de forma.

 

Esta aplicação do Nitinol é, contudo, restrita, pois os movimentos assim obtidos são bastante lentos em comparação com outras tecnologias disponíveis.

 

Para as áreas de implantes e aplicações médicas, o Nitinol ASTM F2063, é definido pelas especificações da "American Society for Testing and Materials" (ASTM), órgão americano de normalização. A ASTM desenvolve e publica normas técnicas para uma ampla gama de materiais, produtos, sistemas e serviços.

 

A norma internacional que especifica o uso do Nitinol em implantes cirúrgicos e ortopédicos, é a ASTM F2063 – "Standard Specification for Wrought Nickel-Titanium Shape Memory Alloys for Medical Devices and Surgical Implants", que determina os padrões de Nitinol a serem utilizados em tais procedimentos e em especial a liga F2063.

 

A empresa Sandinox possui mais de 25 anos de experiência na comercialização de uma gama completa de materiais, como o Nitinol F2063, na forma de Arame Nitinol, Arame Níquel Titânio, Arame F2063, Fita Nitinol, Fita Níquel Titânio ou Fita F2063.

 

A Sandinox trabalha incessantemente pela busca de produtos e materiais de tecnologia e qualidade avançada, para sempre garantir a satisfação dos seus clientes e a saúde dos pacientes. Se sua necessidade for Nitinol F2063, em sua configuração na forma de Arame Nitinol, Arame Níquel Titânio, ou Arame F2063, consulte a Sandinox.


R$ 000.000,00